Você já parou para pensar na importância de melhorar o atendimento ao aluno? Uma grande parte de institutos educacionais — incluindo escolas, cursinhos e universidades — está obtendo benefícios no atendimento com um software de gerenciamento escolar.
A implementação bem-sucedida da tecnologia integrou com sucesso o canal de comunicação que ajuda escola e alunos a se relacionarem de forma rápida, prática e eficiente.
Por isso, hoje vamos falar sobre a importância de focar no atendimento e como a tecnologia ajuda nesse objetivo. Continue a leitura.
Entenda a importância de focar no atendimento ao aluno
O atendimento ao aluno começa desde os detalhes mais simples, como lembrar os funcionários de cumprimentá-los todos os dias de maneira amigável.
Muitas vezes, conversar por telefone ou presencialmente para esclarecer dúvidas de alguém ou dividir um café também fazem parte da interação.
Além das tradicionais ferramentas para se comunicar com o aluno, é fundamental fornecer a ele todas as informações sobre o curso, bem como facilitar o acesso a emissão de boletos e relatórios.
Quando a instituição foca na qualidade do atendimento, consegue construir relacionamentos sólidos com o público-alvo e isso é fundamental para garantir engajamento e fidelização. Também faz com que ex-alunos recomendem a sua escola para amigos e familiares.
Saiba como a tecnologia e um sistema de gestão podem ajudar
Os avanços na tecnologia da informação redefiniram a maneira como as instituições educacionais lidam com as operações. A substituição dos sistemas legados mais antigos pelo ERP (Enterprise Resource Planning ou, em português, software integrado de gestão empresarial) centralizado traz melhorias rápidas para a gestão e atendimento ao aluno.
O software inclui um conjunto de ferramentas que moderniza o campus, além de atualizar o planejamento e o gerenciamento de processos relacionados à matrícula do aluno, automatização de processos operacionais, administrativos, pedagógicos e financeiros.
Sistema simplificado
O processo de admissão em escolas normalmente é uma etapa demorada. No entanto, com a ajuda de um software de ERP, o método para inscrever os alunos fica simples. O sistema exibe todos os componentes necessários em um único local, o que os torna facilmente acessíveis ao administrador e, portanto, acelera o processo de credenciamento.
Processo de gerenciamento rápido
O sistema ERP educacional fornece acesso fácil e rápido a informações sobre: alunos, funcionários, horários, exames, admissões, taxas, relatórios e assim por diante. Isso ajuda a gerência a considerar e analisar vários aspectos da instituição com agilidade, levando ao crescimento das capacidades de planejamento. O acesso aprimorado aos dados também aumenta a tomada de decisões bem-informada por meio da análise estratégica de dados.
Melhorar o gerenciamento de recursos
Um programa eficiente põe fim à manutenção manual de bancos de dados de arquivos pesados. Isso porque o software rastreia o inventário em tempo real e o uso de recursos, permitindo otimizar as operações, alocar e monitorar todas as atividades. É especialmente útil para acelerar as atividades do dia a dia e resolver as coisas em tempo hábil, em caso de qualquer problema ou imprevisto.
Custo-benefício
Uma das vantagens mais importantes é a relação custo-benefício. O software reduz tarefas manuais envolvidas nos métodos fundamentais de administração do campus, como: admissão, folha de pagamento, cobrança de taxas e outros para reduzir o número de horas de trabalho, resultando em economia de dinheiro.
Segurança de dados
Toda instituição educacional precisa manter registros dos alunos para o ano acadêmico em andamento, bem como dos ex-alunos, professores, livros e outros recursos de campi únicos ou múltiplos.
Combinadas, a quantidade de dados se torna enorme e o armazenamento físico nas prateleiras nunca é seguro. Um software de ERP pode armazenar essa grande quantidade de informações com segurança. Assim, você jamais vai perder dados.
Com todos esses benefícios em usar um software especializado, fica claro que é possível melhorar o atendimento ao aluno com ajuda da tecnologia e inovação.
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