Deprecated: A função noindex está obsoleta desde a versão 5.7.0! Em vez disso, use wp_robots_noindex(). in /home/f10/blog/wp-includes/functions.php on line 6031
Portal F10 Software

Três dicas para inovar a Gestão Escolar em 2026

As novas tecnologias estão cada vez mais incorporadas às rotinas produtivas de empresas de diferentes setores em todo o mundo. Aqui no Brasil, a busca pela inovação tem sido constante, se tonando um diferencial competitivo no mercado.

Segundo a Pesquisa de Inovação Semestral – Pintec Semestral 2024, divulgada recentemente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 89,1% das empresas pesquisadas utilizaram em 2024 pelo menos uma das tecnologias analisadas no estudo.

O levantamento foi realizado pelo IBGE em parceria com a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)  e mapeou os dados de 10.167 empresas em todo o país. A pesquisa mapeou o uso de seis tecnologias digitais avançadas:

– Inteligência Artificial;

– Big Data;

– Computação em Nuvem;

– Internet das Coisas (IoT);

– Manufatura Aditiva;

– Robótica.

Dentre as inovações pesquisadas, a computação na nuvem foi a que mais cresceu no último ano, estando presente em 77,2% das empresas pesquisadas em 2024. Em seguida está a Internet das Coisas (IoT), utilizada por 50,3% das empresas e a Inteligência Artificial, que deu um salto em dois anos, passando de 16,9% em 2022 para 41,9% em 2024. Ainda segundo o levantamento, 30,5% das empresas utilizam ferramentas de robótica, 27,8% adotaram a tecnologia big data e 20,3% a manufatura aditiva.

Transformação Digital

Os dados apontam para a crescente transformação digital no mundo dos negócios, com as novas tecnologias auxiliando os profissionais tanto no processo produtivo quanto na tomada de decisão. E esta transformação também passa pela Gestão Escolar, setor que vem passando por uma intensa profissionalização nos últimos anos.

Porém, para inovar na sua escola em 2026 não basta apenas adotar as tecnologias emergentes, é preciso uma mudança cultural de toda a equipe para que as ferramentas digitais sejam de fato incorporadas à rotina da escola. Confira três dicas para inovar na Gestão Escolar no ano que vem:

– Desenvolva o mindset digital em sua equipe

O primeiro passo para inserir a digitalização na sua empresa é, sem dúvidas, a mudança na cultura corporativa.  

O mindset digital traz uma visão aberta à inovação, com foco na adaptação e na aprendizagem contínua, adotando uma postura flexível diante das novas tecnologias. Por isso desenvolver o midset digital é fundamental para que as equipes possam atuar de forma mais assertiva, utilizando a tecnologia para otimizar os processos, incorporando as ferramentas ao dia a dia de modo natural e eficaz.

– Tenha uma visão data driven

A partir do desenvolvimento de uma mentalidade digital, é possível ter uma visão global do seu negócio, adotando uma gestão data driven, ou seja, orientada por dados. 

A partir de ferramentas de Inteligência de Dados é possível extrair de um conjunto enorme de dados (big data) informações relevantes para a tomada de decisão na gestão escolar. Com base em KPIs específicos o gestor consegue ter uma visão abrangente dos principais indicadores e métricas da escola, subsidiando o planejamento estratégico e ajustando os processos no dia a dia.

– Adote ferramentas e plataformas de gestão

A utilização de metodologias e tecnologias ágeis pode trazer um diferencial competitivo para a sua escola. Com softwares específicos para a Gestão Escolar, como o Sistema F10, o gestor consegue automatizar tarefas repetitivas, liberando os profissionais para atividades mais estratégicas, aumentando a eficiência operacional e produtividade da equipe.

Sistema F10

Na F10, o gestor tem acesso em uma plataforma de Business Intelligence que reúne, em um único sistema as principais métricas gerenciais, com dashboard para a visualização rápida dos indicadores. 

Além disso, processos burocráticos como matrículas, gestão de documentos, assinaturas digitais e toda a parte de cobrança e faturamento são resolvidos de forma rápida e segura, com armazenamento na nuvem  em ambiente criptografado de ponta a ponta e totalmente protegido, de acordo com as diretrizes da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Na área do aluno, o diário de classe totalmente digitalizado permite acompanhar o desempenho acadêmico dos estudantes, monitorar a frequência em tempo real e combater a evasão escolar, por exemplo.  

Conclusão

Conforme citado anteriormente, a digitalização é um processo que vem se consolidando em todo o mundo e em todos os ramos de atuação. Mais do que uma tendência, adotar uma cultura inovadora se tornou um diferencial no mercado.

Com a metodologia adequada é possível incorporar as ferramentas tecnológicas no dia a da escola, tornando os processos mais rápidos e eficientes. Ferramentas pensadas especialmente para a educação podem deixar a Gestão Escolar mais inovadora em 2026. Converse com nossos consultores e peça uma demonstração.