Você se preocupa apenas com a captação de novos estudantes? Não caia nesse erro, já que a retenção de alunos é outro aspecto altamente importante da gestão escolar.
Manter quem já está matriculado em sua escola precisa estar entre os seus planos. Além de ser bem mais fácil do que captar novos alunos, é algo que proporciona valor agregado de forma contínua para a sua escola.
Afinal, saber como manter o seu grupo de alunos é algo visto pela comunidade como uma característica de uma instituição confiável. Além disso, será muito vantajoso para os seus resultados ao garantir crescimento em um ritmo saudável.
Por que a retenção de alunos é importante?
O termo retenção de alunos se refere a manter os seus estudantes matriculados em sua escola ano após ano. Pela natureza do funcionamento desse tipo de instituição, é possível que um aluno esteja matriculado em um período e, depois, opte por deixar a escola. Isso normalmente traz resultados negativos para a instituição.
Portanto, focar em retenção de alunos envolve manter as suas matrículas por meio de ações voltadas a deixar claro o valor da sua escola para esses estudantes e para os responsáveis por eles. Tais ações deverão ser efetivas em relação à abordagem, respeitando as particularidades de cada um desses alunos.
Esse indicador é bastante importante porque tem um impacto nas demais estratégias da sua escola. Por exemplo, ao trabalhar em suas ações de captação de alunos, é necessário considerar o volume de estudantes que você pretende reter e os que quer captar para o período seguinte.
Como otimizar a retenção de alunos na escola?
Para que seja possível manter bons resultados na sua retenção de alunos, é necessário trabalhar com ações estratégicas eficazes. Para saber como aplicá-las de forma prática, confira as dicas a seguir.
Estabeleça metas concretas
Antes de implementar qualquer estratégia em sua escola, é fundamental que você defina metas concretas para os seus objetivos. Como estamos falando de retenção de alunos, você pode estabelecer uma porcentagem como foco. Por exemplo, reter 60% dos seus alunos atualmente matriculados. Assim, você poderá estruturar as suas ações e monitorar seu sucesso.
Entenda as forças da sua escola
Uma abordagem comercial somente tem sucesso quando a escola compreende o seu próprio valor e sabe apresentá-lo adequadamente. Ao planejar contatos com os responsáveis pelos alunos, lembre-se de saber quais resultados expressivos você deve apontar e os argumentos com maiores chances de sucesso para gerar retenção.
Apresente resultados individuais
Para que a sua retenção de alunos seja bem-sucedida, é preciso se concentrar individualmente nos alunos. Levante o histórico de desempenho deles e procure por registros de evolução que sirvam de argumento para uma abordagem comercial junto aos responsáveis por eles. Dessa forma, dificilmente optarão por mexer em time que está ganhando.
Utilize um software
A tecnologia pode se tornar a principal aliada da sua estratégia de retenção de alunos. Uma ótima forma de fazer isso é utilizando um software de gestão educacional. Uma boa solução desse tipo permitirá saber em quais alunos concentrar os seus esforços para uma renovação de matrícula, a partir de abordagens comerciais certeiras.
A retenção de alunos precisa fazer parte da rotina estratégica da sua escola, algo que fará muito bem aos resultados dela. Aprenda com as dicas do artigo e estruture a sua abordagem para se concentrar nesse indicador.
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