Soluções para melhorar a gestão da sua escola, clique e conheça.

Marketing

O que é inbound marketing, como aplicar e porque ele é tão importante para a sua escola

inbound marketing

Em suma, inbound marketing é o ato de criar e compartilhar conteúdo interessante, relevante e construtivo para clientes potenciais e clientes já estabelecidos. Portanto, é expor para essas pessoas o seu método de pensar e agir, mostrar à elas como a sua empresa vê o mundo.

Criado há alguns anos pelo time do Hubspot, esse novo método de comunicação tem mostrado seus resultados na prática. Diversas empresas inovadoras do mercado da educação já adotaram este novo mecanismo: A Influx posta dicas de estudo do inglês várias vezes ao dia, tanto no seu blog quanto nas redes sociais.

Pode parecer que a escola está deixando de ganhar, entregando conteúdo sem cobrar nada. E de fato, o seguidor pode consumir seu conteúdo por anos e nunca nem cogitar comprar o seu serviço. Porém, essa disponibilidade de conteúdo cria um relacionamento entre sua escola e o leitor, o que pode acabar gerando uma indicação, transformando o leitor em um grande fã da marca ou até o convertendo em aluno.

Porquê?

Exemplos para as vantagens do Inbound são inúmeros. Além de ser uma tendência seguida por incontáveis empresas de múltiplos ramos, manter-se com o padrão publicitário do século passado não é uma estratégia que vai levar a sua escola à novos patamares. Segundo o Hubspot, 68% das marcas que utilizam inbound marketing notaram grande eficácia na sua estratégia.

Economia na publicidade

Com esse tipo de publicidade sendo aplicada, não será mais necessário gastar tanto dinheiro com anúncios padrões (e caros). Quando alunos novos estão chegando somente graças à conteúdo produzido online, não há mais necessidade de anunciar em outdoors ou revistas. Portanto, o foco do seu investimento pode tornar-se um só.

Melhoria do SEO

O Google terá mais simpatia com seu site. Produzir conteúdo que tem tendência a ser pesquisado e estruturá-lo com qualidade faz com que o algoritmo do Google ranqueie melhor seu site e portanto alcance mais pessoas. Assim, com um ranking melhor, seu site aparecerá numa altura melhor das pesquisas Google e suas chances de ter visitantes são maiores.

LEIA MAIS

Constrói um relacionamento

Depois do primeiro post visualizado, seus seguidores já pensarão diferente sobre você. Dessa maneirasua escola não será mais vista somente como “mais uma escola”, mas sim como “aquela escola que postou aquele conteúdo interessante”.

Traz retorno mesmo anos depois do investimento

Não será incomum novos leads chegarem à sua escola depois de terem lido um artigo ou gostado de um post de anos atrás. Mesmo que o tema do artigo não seja tão relevante atualmente, o conteúdo continua online e qualquer leitor pode acabar se convertendo em lead. Anos depois do investimento, o conteúdo ainda converte curiosos em leads.

Como?

Produzindo conteúdo de valor e mostrando ele para o mundo. Este conteúdo normalmente é criado por um escritor, um publicitário ou até mesmo uma agência e pode tanger qualquer tema relevante e relacionado com a sua escola. Uma escola de línguas pode se beneficiar de artigos explicando gírias em línguas estrangeiras ou costumes culturais de outros países, já escolas de informática podem prover conteúdo de tecnologia e dicas de uso para seu computador.

Onde?

Usualmente, esse tipo de informação vem através de um blog da sua escola ou das redes sociais em geral. O site da escola pode ser vinculado à um blog que suportaria todo o conteúdo postado, tornando seu site um portal tanto para alunos quanto visitantes. Inclusive, outros canais de mídia são interessantes também, com o youtube ou até mesmo o instagram.

Concluindo

Uma mudança dessas pode parecer custosa e trabalhosa. E de fato não é nada simples criar conteúdo novo para leitores que não contribuem economicamente para a criação deste conteúdo. Porém, na era em que estamos, investir em novas técnicas de comunicação pode ser a diferença entre prosperar e estagnar.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Worth reading...
Campanhas de macro captação de alunos, como usar essa estratégia?
Follow by Email
LinkedIn
LinkedIn
Share
Instagram