A gestão de estoque escolar demanda muito cuidado e atenção. Isso porque, sem um acompanhamento rigoroso, é impossível ter controle sobre os materiais e equipamentos da instituição de ensino, saber quais estão em perfeito estado ou onde estão armazenados. É necessário fazer a gestão de estoque escolar com eficiência.
A boa notícia é que, seguindo algumas dicas e utilizando as ferramentas certas, você não precisará desperdiçar todo o seu tempo e energia nisso. Assim, poderá se dedicar a questões muito mais importantes.
Ficou interessado? Quer saber como fazer uma gestão de estoque escolar realmente eficiente? Então, siga a leitura do post.
Qual a importância da gestão de estoque escolar?
Toda instituição de ensino precisa do apoio de uma boa infraestrutura, composta, inclusive, por equipamentos e materiais. É por meio da gestão de estoque escolar que a equipe consegue acessar esses recursos e utilizá-los, por exemplo, em sala de aula.
O controle eficiente do estoque também garante que esses equipamentos tenham maior longevidade e que, assim, possam ser utilizados por mais tempo. Ao final, a gestão de estoque escolar significará para a instituição de ensino praticidade e um melhor retorno sobre seu investimento em ativos.
Como fazer uma gestão eficiente de estoque escolar?
Como vimos, trata-se de uma tarefa minuciosa e, portanto, que demanda bastante tempo e atenção. Mas, seguindo algumas dicas, é possível otimizar esse trabalho e torná-lo mais eficiente. Confira.
Defina quem será o responsável pela gestão do estoque
É muito importante que, entre os colaboradores da escola, um funcionário seja destacado para essa tarefa. Ele deverá gerenciar todas as etapas do controle de estoque e, assim, garantir uma rotina estabelecida a partir das melhores práticas.
Além disso, ele deverá elaborar e seguir um cronograma de manutenção dos equipamentos. Isso ajudará a evitar que esses recursos apresentem falhas, justamente no momento em que precisarem utilizá-los.
Estabeleça métodos de organização
Para isso, nada melhor do que conhecer seus recursos a fundo. Tenha sempre uma lista atualizada com os equipamentos e materiais. É importante que essa relação forneça informações suficientes, como:
- histórico de manutenção;
- tempo de uso;
- capacidade;
- localização;
- custo.
Com esses dados em mãos, você conseguirá saber onde e quando cada recurso é utilizado e, assim, organizar a disposição dos equipamentos de maneira muito mais eficaz.
Monitore a usabilidade dos recursos
Saber como cada recurso é utilizado também permitirá que você tome melhores decisões sobre novas compras, gerenciamento, atualizações ou manutenções.
Quando se percebe, por meio do gerenciamento de estoque escolar, que um equipamento quebra com frequência, é preciso investigar se a causa tem a ver com mau uso, por exemplo. Em casos como esse, a substituição do equipamento não resolverá o problema.
Aliás, investir sabiamente em recursos também ajuda na gestão do estoque, evitando que equipamentos não utilizados fiquem armazenados, ocupando espaço e se deteriorando.
Automatize o controle
A gestão manual do estoque escolar, por meio de formulário de saída de equipamento, costuma apresentar falhas. Além disso, demanda um trabalho muito maior por parte dos colaboradores.
O melhor é sempre utilizar um sistema de controle moderno e confiável, que automatizará o trabalho. O ideal é que essa plataforma esteja integrada a um software completo de gestão escolar que, além de cuidar do estoque, consiga facilitar outros processos do estabelecimento, garantindo rapidez e segurança das informações.
Enfim, a gestão de estoque escolar é uma tarefa complexa, mas fundamental para que a instituição de ensino consiga oferecer uma boa infraestrutura para seus alunos.
Seguindo nossas dicas e utilizando um sistema de gestão, você conseguirá a eficiência que necessita no controle do estoque escolar. A F10 tem o produto ideal para a sua escola. Confira o nosso software para escolas e conte conosco.