Soluções para melhorar a gestão da sua escola, clique e conheça.

Produtividade

Como motivar os funcionários e ter uma equipe comprometida com a escola?

eventos educacionais

Como motivar os funcionários? Essa é uma pergunta frequente na maioria das empresas e nas escolas não é diferente. Para conseguir alcançar o sucesso esperado, é necessário pensar diferente para aumentar o foco dos colaboradores. Quando isso acontece, a chance de que a escola melhore os resultados é maior, uma vez que são eles que fornecem os serviços.

Para entender como fazer isso, você verá, neste texto, qual é a importância da motivação, além de dicas para fazer com que sua equipe fique mais motivada. Quer atingir grandes objetivos e adotar uma boa gestão de capital humano? Então, veja o que fazer.

Motivação: chave para ter pessoas determinadas

Quem pensa em conseguir melhores resultados na escola deve criar métodos para fazer com que a equipe esteja motivada. Tanto os gestores quanto os professores precisam exercer suas tarefas acreditando que podem fazer a diferença para a instituição e para os alunos.

Para que isso aconteça, a escola precisa pensar em métodos que sejam úteis para deixar o dia a dia dos colaboradores mais leve e interessante. Dessa forma, eles poderão pensar apenas em trabalhar da melhor maneira possível.

Quando os colaboradores estão motivados, estão prontos para enfrentar os problemas cotidianos sem perder a calma.

Ações para motivar os funcionários

Veja agora quais são as melhores dicas para motivar os seus funcionários.

Definir metas e KPIs

Definir metas para cada equipe da escola é fundamental para que elas fiquem motivadas. Entretanto, os gestores devem se lembrar de que metas muito fáceis de serem atingidas tendem a causar dispersão. Por outro lado, se elas forem difíceis, os membros podem ficar desmotivados para continuar trabalhando.

Ou seja, cada meta deve ser pensada de forma a estimular os profissionais a produzir ainda mais. Para ajudar nas definições, é importante usar os KPIs, que são indicadores-chave do sucesso de cada equipe. Ou seja, são informações essenciais para diagnosticar se o setor está produzindo como se esperava.

Ter uma comunicação transparente

Parte das reclamações dos funcionários se deve a problemas de comunicação. Quando os colaboradores não recebem feedback, por exemplo, tendem a repetir os mesmos erros.

Além disso, quando os comandos são efetuados, muitas vezes não são claros o suficiente. Isso faz com que os colaboradores entendam de forma diferente do que foi proposto.

Oferecer benefícios diferentes

Pensar em benefícios diferentes do que são disponibilizados pelo mercado é uma forma interessante de manter a equipe motivada. Com diferenciais, a chance de que os colaboradores queiram dar o melhor deles para permanecer na escola é grande.

Nesse caso, pense em benefícios que façam realmente a diferença na vida dos colaboradores. Aceite sugestões e pergunte para eles se o que foi pensado realmente é interessante.

Propor desafios

Os desafios são capazes de tirar cada colaborador da zona de conforto para pensar em prol da empresa. Uma das possibilidades é trabalhar com o conceito de gamificação.

Nesse caso, as ideias de jogos são transferidas para o ambiente profissional, aumentando a colaboração e a busca pelos resultados esperados. Vale lembrar que é importante premiar e recompensar os funcionários que conseguirem cumprir com os desafios passados.

Estimular a capacitação

Bons profissionais estão sempre em busca de capacitação. Eles querem continuar aprendendo para conseguir exercer suas tarefas de forma mais efetiva.

Os professores, por exemplo, podem aprender mais sobre os alunos e sobre novidades quanto à matéria que lecionam. Entre os desafios, podem estar fazer cursos, participar de palestras e até mesmo ler livros relacionados.

Agora que você sabe como motivar funcionários, é hora de colocar as dicas em prática. Com um bom planejamento, você conseguirá ver os resultados esperados. Lembre-se de que a motivação impacta positivamente todos os setores da instituição. Dessa forma, será mais fácil conseguir atrair e reter alunos, além de diminuir a evasão.

Gostou deste texto? Então, compartilhe-o agora mesmo nas redes sociais.

Follow by Email
LinkedIn
LinkedIn
Share
Instagram