Os índices de inadimplência seguem altos no Brasil e em outubro 68,11 milhões de pessoas estavam com contas em atraso em todo o país. O volume de inadimplentes é 1,13% maior do que o registrado em outubro de 2023, segundo o indicador de Inadimplência da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção de Créditos (SPC).
E um dos setores que mais sofrem com a inadimplência é o da educação. Somente no ensino superior, 9,33% dos alunos estavam com mensalidades atrasadas no primeiro semestre de 2024, de acordo com a 16ª edição da Pesquisa de Inadimplência no Ensino Superior Privado, realizada pelo Instituto Semesp. O índice de inadimplentes neste público foi 3,4% a mais do que o observado no mesmo período do ano passado.
Mas quais as medidas que as instituições de ensino podem tomar para receber as mensalidades em dia e de que forma os recursos tecnológicos ajudam na gestão financeira?
Acompanhe o texto e conheça as soluções desenvolvidas pela F10 para ajudar neste processo.
Inteligência de Dados
Com os índices de inadimplência em alta, lidar com as mensalidades atrasadas é um desafio constante para muitas instituições de ensino. Por isso, contar com soluções tecnológicas pode fazer toda a diferença na gestão dos recebíveis da escola.
Na plataforma F10, o gestor tem acesso a ferramentas que automatizam as cobranças, organizam os recebimentos e mantém os responsáveis sempre informados sobre os prazos e os valores a serem pagos.
Além disso, com avançadas tecnologias como Big Data e Inteligência Artificial, o sistema emite relatórios precisos, extraindo informações relevantes do banco de dados.
Assim, com a gestão inteligente dos dados, o setor financeiro consegue entender as causas da inadimplência e traçar estratégias mais assertivas para negociação das dívidas.
F10 Pay
Além de ter insights para uma gestão financeira mais eficiente, os recursos tecnológicos desenvolvidos pela F10 também ajudam a reduzir a inadimplência das mensalidades e taxas.
Uma das soluções do F10 Pay é o pagamento recorrente no cartão de crédito. Nas instituições que implementaram este sistema, houve uma redução de 40% no índice de inadimplência. A ferramenta funciona debitando automaticamente do cartão de crédito o valor da mensalidade, sem a necessidade de emitir um novo boleto a cada mês.
Outra modalidade que vem ganhando destaque no setor é o PIX Cobrança, que otimiza a gestão dos recebíveis por meio do PIX. Por meio de um QR Code o aluno faz o pagamento que cai de forma instantânea na conta da instituição. Em parceria com o Galaxy Pay, a F10 desenvolveu uma solução baseada nesta tecnologia que reduz de forma significativa os custos com a cobrança das mensalidades.
Conclusão
Com índices de inadimplência cada vez maiores, é preciso que as instituições de ensino adotem medidas que ajudem a equilibrar as finanças, mantendo o fluxo de caixa sempre em dia.
Neste sentido, a tecnologia pode ser uma grande aliada, tanto na automatização dos processos quanto na gestão inteligente de dados, fornecendo insights valiosos para a negociação das dívidas em atraso.
Na F10 temos soluções que atendem a diferentes demandas das escolas e universidades. Converse com nosso time e peça uma demonstração.