As ferramentas digitais fazem parte de nossa rotina e estão cada vez mais inseridas no processo produtivo nas mais variadas áreas. Na educação, a adoção de novas tecnologias tem ganhado espaço e está transformando não só o processo de ensino-aprendizagem como também os fluxos de trabalho administrativos e financeiros.
Neste contexto, um dos setores que mais podem se beneficiar do uso da tecnologia é o de Recursos Humanos (RH), com soluções que permitem desde a automatização de tarefas repetitivas até uma gestão de pessoas mais eficiente.
Por isso, na semana em que se celebra o Dia do Trabalho (1º de maio), trazemos algumas dicas para otimizar a gestão de pessoas dentro das escolas. Vamos lá?
Inovação do RH
É possível aplicar a inovação na gestão de pessoas sem esquecer que o fator humano é o que move uma empresa. Na área da educação, o engajamento dos profissionais é fundamental para que os valores da instituição sejam praticados no dia a dia por toda a comunidade escolar.
Porém, em um mundo cada vez conectado, a gestão de pessoas não pode (e nem deve) passar incólume por toda a transformação digital que vivemos. E são muitas as plataformas e soluções tecnológicas que visam otimizar este setor.
A começar pela automatização de processos que antes demandavam muito tempo para serem realizados, como por exemplo, o fechamento da folha de pagamento ou a gestão das horas extras.
Com o uso da Inteligência Artificial Generativa, documentos simples como contrato de experiência ou de trabalho, preenchimento de recibos e relatórios, por exemplo, podem ser produzidos em poucos minutos, deixando o profissional livre para outras demandas que requerem a expertise humana.
A tecnologia na gestão de pessoas
Como se percebe há uma variedade de soluções que podem ser aplicadas no dia a dia do RH, então acompanhe o texto e conheça cinco vantagens que a tecnologia traz para a gestão de pessoas:
1 – Seleção e Retenção de Talentos
2 – Mais assertividade no dia a dia
3 – Integração entre setores
4 – Redução de Custos
5 – Otimização do tempo
Conclusão
Com o uso de ferramentas adequadas à necessidade de cada escola é possível automatizar demandas, principalmente as tarefas burocráticas e repetitivas. Assim, as atividades serão realizadas em menos tempo e de uma forma mais organizada, reduzindo as chances de erros.
Ao implantar a inovação na gestão de pessoas, a sua escola estará dando um importante passo para o futuro. Deixar as demandas repetitivas para a máquina certamente deixará o seu capital humano mais engajado com as questões estratégicas da empresa.
Lembre-se que mais importante do que preencher papéis ou organizar escalas, o RH precisa olhar para as pessoas. Assim, ele assumirá um papel mais estratégico, sendo protagonista no desenvolvimento de sua empresa.
Conte com a F10 para desenvolver sistemas de gestão de pessoas que atendam às suas necessidades.