As diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que é um documento que determina as competências (gerais e específicas) que todo estudante deve ter, reforçam que é necessário estimular os alunos a compreender e utilizar as tecnologias digitais de maneiras crítica e reflexiva.
Essa necessidade passou a ser ainda mais fundamental com a chegada da Geração Z, composta por estudantes nativos digitais. Tanto que a Câmara dos Deputados instalou uma Comissão Especial sobre o Plano Nacional de Educação (PNE) para o decênio 2024-2034 e já promoveu discussões específicas, dentre elas o debate sobre o Objetivo 7 do PNE, que diz respeito à conectividade, tecnologia e cidadania digital.
A proposta é definir caminhos para promover a educação digital para o uso crítico, reflexivo e ético das tecnologias da informação e da comunicação para o exercício da cidadania.
A Comissão Especial é responsável por debater as propostas do Projeto de Lei no 2.614/2024 que posteriormente serão analisadas pela Câmara dos Deputados e pelo Senado Federal.
Novas Tecnologias na Educação
O governo brasileiro defende que as diretrizes educacionais possam garantir uma conectividade de qualidade para fins pedagógicos e que o uso das tecnologias ocorra além da infraestrutura, ou seja, que as práticas pedagógicas integrem o seu uso. Isso para que o processo de ensino-aprendizagem seja mais atrativo, pois as novas tecnologias oferecem inúmeras vantagens quando aplicadas de modo consciente e integrado com a base curricular.
Além disso, o uso de ferramentas tecnológicas em sala de aula possibilita ampliar as oportunidades de aprendizado e, mais do que isso, contribui na formação dos alunos.
Portanto, é necessário que escola e docentes caminhem juntos, de modo a encontrar alternativas e soluções para incentivar a presença equilibrada da tecnologia no ambiente escolar.
Letramento Digital no PNE
A seguir separamos dicas para colocar em prática o que a Comissão Especial do
Comissão Especial sobre o Plano Nacional de Educação (PNE) já vem discutindo a respeito à conectividade, tecnologia e cidadania digital.
Benefícios do letramento digital em sala de aula:
- Alunos como produtores do conhecimento e mais engajados;
- Pesquisas mais aprofundadas na internet;
- Seleção de fontes sérias para as pesquisas;
- Comparação com diferentes fontes de pesquisa;
- Desenvolvimento de senso crítico;
- Combate à desinformação.
Dicas para usar a tecnologia na sala de aula:
- Lousa digital – possibilita trazer conteúdo multimídia sem se restringir à caneta ou ao giz;
- Gamificação – renova o interesse dos alunos com a aplicação de elementos típicos de jogos, como a acumulação de pontos, competição ou níveis de dificuldade. com recursos que vão além do lazer;
- Pesquisa digital – estimula o interesse dos alunos por meio de pesquisas em tempo real, mas sempre com a orientação do professor para que a busca seja em fontes confiáveis;
- Apresentação multimídia – prende a atenção dos alunos com recursos como vídeos e slides.
Conclusão
Como vimos, o Plano Nacional de Educação 2024-2034 está em discussão no Congresso Nacional para a formulação de diretrizes, metas e estratégias para a próxima década. O debate passa pela conectividade, tecnologia e cidadania digital, o que requer atenção dos gestores escolares e dos docentes. Na F10 acreditamos que o uso da tecnologia pode ser um facilitador no processo de aprendizagem e também na gestão escolar. Converse com o nosso time e peça uma demonstração.