As plataformas digitais brasileiras que atuam diretamente no ecossistema educacional, as chamadas edtechs, mostram que é possível equilibrar o uso de Inteligência Artificial na gestão escolar e promover ganhos a partir da resolução de problemas e da tomada de decisão.
Uma das áreas em ascensão é a criação de ferramentas que englobam sistemas de gestão e de comunicação, tecnologia para atividades em sala de aula e sistema de análise de dados no ensino.
Com o uso da Inteligência Artificial (IA), as edtechs são responsáveis não só em entregar um produto que proporciona a completa administração dos negócios, mas também que possibilita a comunicação com o aluno, assim como total integração com bancos, poder público, além de outros sistemas.
As soluções oferecidas vão desde o controle comercial, pedagógico e financeiro dos alunos até indicadores gerenciais que proporcionam uma visão abrangente do negócio. Além disso, as soluções facilitam a comunicação com o poder público para emissão de notas fiscais e acesso a históricos escolares, assim como a interação direta com os alunos para disponibilização de conteúdos e realização de pagamentos de mensalidades online.
Portanto, a Inteligência Artificial é um recurso usado diretamente na gestão escolar como na melhoria da eficiência administrativa, na automação de tarefas repetitivas, na análise para identificar problemas precocemente e implementar intervenções, no aprimoramento da tomada de decisões baseada em dados precisos e ainda nas análises detalhadas e facilitação da comunicação entre escola, alunos e pais, por meio de chatbots e sistemas automatizados.
Além disso, ao utilizar algoritmos avançados, a IA pode extrair ideias valiosas a partir de grandes conjuntos de dados, identificando tendências, prevendo resultados e orientando intervenções pedagógicas personalizadas.
Conclusão
Vimos que as edtechs revolucionam a gestão escolar com o uso da Inteligência Artificial ao promover a automação de processos administrativos, como matrículas, gestão de recursos e comunicação com os gestores, agilizando as operações escolares, liberando tempo para que os educadores se concentrem no ensino e no suporte aos(às) alunos(as). Na F10 acreditamos que o uso da tecnologia pode ser um facilitador no processo de aprendizagem e também da gestão escolar. Converse com o nosso time e peça uma demonstração.