A gestão da comunicação escolar é, sem dúvidas, uma das principais dores dos gestores educacionais e um dos pontos centrais para a manutenção da carteira de clientes das instituições de ensino. Afinal, como já destacava Philip Kotler (um dos principais pensadores do marketing), conquistar novos clientes é de 5 a 7 vezes mais caro do que manter os atuais e, neste processo, ter uma comunicação eficaz com o público é fundamental para a fidelização dos clientes.
Porém, infelizmente muitas instituições de ensino pensam na comunicação apenas no momento da venda e acabam gastando muito dinheiro em campanhas publicitárias que visam apenas a captação de novas matrículas, sem se preocuparem em usar a comunicação para construir de fato um relacionamento de longo prazo com os alunos e suas famílias.
Além de usar as ferramentas tecnológicas para angariar novos alunos, as instituições de ensino podem e devem inserir o público interno em suas estratégias de comunicação, sobretudo por meio de plataformas digitais, que possibilitem um maior engajamento da comunidade escolar.
Neste post destacamos quatro passos para você melhorar a sua comunicação e construir uma relação de confiança com o seu público, utilizando as soluções tecnológicas no processo comunicativo.
1 – Utilize uma linguagem simples
Uma boa comunicação é aquela que vai direto ao ponto, sem enrolação. Para isso é muito importante entender quem é o seu público e qual a mensagem principal que você quer transmitir, sempre com uma linguagem simples e acessível a todos.
2 – Se comunique de forma constante
Um dos papéis da comunicação escolar é informar a comunidade sobre a rotina da escola e possíveis mudanças ou novidades que impactam de alguma maneira o dia a dia dos alunos, pais e professores. A frequência da comunicação vai depender de cada caso e também tem relação com a faixa etária dos alunos: na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental, por exemplo, a comunicação entre escola e família tende a ser diária e mais detalhada. Já nos anos finais do ensino fundamental, no Ensino Médio e em cursos profissionalizantes, essa comunicação se dá de modo mais pontual e em ocasiões específicas. O mais importante, no entanto, é manter os canais de comunicação sempre ativos, seja via agenda escolar, aplicativo ou nas redes sociais.
3 – Tenha uma escuta ativa
O relacionamento de longo prazo com alunos e familiares requer o envolvimento de todos na tomada de decisões. Por isso, é fundamental estar atento e aberto para ouvir os anseios e as necessidades da comunidade escolar, para juntos propor soluções para os problemas do dia a dia, sempre de forma transparente e honesta.
4 – Use a tecnologia a seu favor
Cada situação do dia a dia requer uma estratégia diferenciada na comunicação. Em alguns casos, um comunicado oficial e impresso é mais assertivo do que um post nas redes sociais, por exemplo. Ou ainda, uma mensagem digital surtirá mais efeito do que uma anotação na agenda. É preciso equilibrar o uso dessas ferramentas, de acordo com cada demanda. Porém, a tendência é que cada vez mais as plataformas digitais sejam utilizadas na comunicação entre escola e família/alunos.
O uso das redes sociais, por exemplo, deixou de ser um diferencial e uma ferramenta de marketing focada apenas em promover a instituição e passou a ser crucial para a comunicação, inclusive para gerar conexão e engajamento com o público interno.
Além disso, soluções de tecnologia desenvolvidas especialmente para a gestão escolar permitem o envio de mensagens de forma digital para o e-mail ou celular dos responsáveis, otimizando a entrega dos comunicados. Essas soluções, como o aplicativo do aluno da F10, possibilitam uma comunicação em tempo real e de forma personalizada, informando sobre faltas e mensalidades em atraso ou ainda enviando mensagens de forma automatizada em datas comemorativas, como aniversários, por exemplo.