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Por que você deve conhecer a Jornada de Compra do seu aluno?

Em um mercado cada vez mais competitivo, as empresas de todos os setores estão preocupadas em oferecer a melhor experiência ao cliente, desde o momento da prospecção até a finalização da relação de consumo. Por isso, muitas das estratégias comerciais estão focadas na Jornada de Compra do consumidor.

E é claro que na educação isso não seria diferente. Oferecer a melhor experiência de ensino desde o primeiro contato até a conclusão da formação acadêmica é, sem dúvidas, uma das principais preocupações dos gestores de marketing das instituições de ensino.

Mas como é possível conhecer a Jornada de Compra e melhorar a experiência do aluno (e da família) nos momentos cruciais da relação de consumo? Acompanhe o texto e conheça um pouco mais sobre o tema.

O que é a Jornada de Compra

A Jornada de Compra nada mais é do que o percurso que o cliente faz para adquirir um produto ou serviço.  Ou seja, é uma representação das etapas que o consumidor percorre desde o primeiro contato com uma determinada marca até a decisão da compra.

Em todos os segmentos da economia, a Jornada de Compra é estabelecida pelo cliente e cabe à empresa conhecer e diferenciar cada situação, para poder se antecipar às necessidades dos clientes, otimizando assim a experiência do cliente.

Nesta época do ano, em que a maior parte das instituições de ensino estão voltadas para as campanhas de rematrícula e prospecção de novos alunos, é fundamental conhecer bem como se dá este processo na sua escola para poder atender com excelência os interesses de seu público.

Jornada de Compra e Funil de Vendas

Uma das principais dúvidas é sobre qual a relação entre a Jornada de Compra e o Funil de Vendas? Se por um lado a Jornada de Compra indica as etapas que o consumidor percorre na relação de consumo, o Funil de Vendas determina as etapas que a empresa (ou o departamento comercial) deve seguir para concretizar a venda.

Vale lembrar que a Jornada de Compra é um conceito mais amplo sobre como o consumidor age durante todo o processo de contratação de um serviço. Já o Funil de Vendas é a concretização dessas etapas na prática. E aqui na F10 você encontra soluções de tecnologia que ajudam o seu time a estabelecer uma relação mais assertiva com os clientes em todos os momentos da Jornada.

Inteligência de Dados a favor da sua empresa

Além de ajudar no desenvolvimento e no planejamento do Funil de Vendas da sua instituição, conhecer a Jornada de Compra do seu aluno pode trazer outras vantagens para a gestão escolar.

Uma das possibilidades é o volume de dados que você pode obter com a digitalização deste processo. Ao inserir as informações dos clientes em potencial em um banco de dados você pode extrair informações valiosas para sua estratégia comercial, veja alguns exemplos:

Esses são apenas alguns exemplos práticos das informações que podem ser extraídas da Jornada de Compra dos seus alunos, mas existe uma infinidade de possibilidades que o marketing pode trabalhar a partir daí. É óbvio que quanto mais contato a sua equipe tiver com o cliente em potencial, mais aprofundadas as questões serão respondidas.

É neste momento que a Inteligência de Dados se torna imprescindível para o aproveitamento integral das informações extraídas da Jornada de Compra. A partir dos dados levantados, novas estratégias comerciais podem ser desenhadas e outras medidas avaliadas em tempo real, com base nas respostas do público. 

Lembre-se que a gestão data driven, baseada em dados, nos fornece insights valiosos para que a tomada de decisões seja feita de forma mais assertiva. E você já pensou em conhecer melhor a Jornada de Compra do seu cliente e utilizar esses dados a favor da sua empresa?