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7 dicas de sucesso sobre como montar uma campanha de matrículas

retenção de alunos

Nenhuma escola sobrevive sem um fluxo produtivo de alunos chegando e se matriculando. Porém, nem sempre esse ritmo acontece da forma que desejamos. Para isso, você precisa saber como montar uma campanha de matrículas de qualidade para sua escola.

A princípio, esse trabalho pode intimidar. Afinal, envolve uma série de etapas e depende bastante da eficácia das suas ideias para gerar os resultados esperados. No entanto, tudo isso não precisa ser algo complexo, bastando levar em conta o quanto você sabe a respeito da sua escola e dos alunos que ela quer atingir.

Além disso, não se trata de um esforço que será desempenhado apenas uma única vez. Em vez disso, é algo que deverá ser constante em sua atuação, sendo aprimorado conforme o tempo passa e você obtém novos resultados.

Quer saber mais? No artigo a seguir, você entenderá a importância de desenvolver uma campanha de matrículas de qualidade para sua escola e como fazer isso. Confira!

Por que é importante contar com uma boa campanha de matrículas na escola?

Uma boa campanha de matrículas possibilita que sua escola esteja em plena disputa pelo público dela no mercado. Esse é um segmento com cada vez mais concorrência, portanto ao não adotar uma postura realmente estratégica em relação a obter resultados eficazes, você arrisca comprometer seu sucesso.

Falar de qualidade significa considerar as particularidades e objetivos da sua escola. Uma mesma campanha de matrículas pode gerar resultados radicalmente diferentes se aplicada a instituições de ensino distintas. É algo que somente traz resultados efetivos se as forças individuais da sua escola são trazidas para o centro da questão.

Apesar da ampla importância desse trabalho, não é toda escola que conta com um esforço contínuo dedicado a uma campanha de matrículas. Em muitos casos, isso se deve a não perceber a importância desse trabalho ou não saber como conduzi-lo com excelência. Tome cuidado para que isso não se torne realidade no caso da sua escola.

Como montar uma campanha de matrículas para a escola?

Considerando a importância de uma campanha de matrículas para o crescimento e a evolução de uma escola, fica nítido o quanto é necessário garantir qualidade a esse processo. Errar na abordagem pode comprometer negativamente seus resultados e tornar ainda mais difícil sua busca por alcançar seus objetivos.

Quer ajuda? Conheça a seguir 7 dicas de sucesso sobre como montar uma campanha de matrículas.

1. Elabore ações replicáveis e escaláveis

Para que você possa aproveitar seus recursos ao máximo, é importante que essas ações sejam replicáveis e escaláveis.

A capacidade de replicar seu planejamento possibilitará otimizar seu futuro ao poder investir tempo e recursos em ações que já comprovaram seu sucesso no passado. Já a escalabilidade é importante para que você possa adaptar seu planejamento a um eventual sucesso e crescimento.

2. Planeje-se em função do calendário

Diferentemente do que ocorre com outros segmentos, o meio da educação precisa sempre se condicionar ao calendário ao pensar em suas estratégias de captação de matrículas. Cada época do ano tem oportunidades diferentes, com forças de diferentes expressões em cada um delas.

O que determinará essas variáveis é seu histórico. Pense naquelas épocas em que há maior e menor fluxo de matrículas. Veja também quando costumam surgir mais oportunidades de rematrículas.

3. Invista na divulgação da sua marca

Uma escola é como qualquer outra empresa: ela precisa do devido investimento em divulgação para alcançar o público que deseja. Se seu objetivo é desenvolver uma campanha de matrículas capaz de gerar resultados de qualidade, você precisa dedicar parte do seu tempo e recursos ao marketing.

Para isso, primeiramente considere quem você pretende atingir e quais canais utilizar. Hoje, contamos tanto com meios tradicionais quanto digitais para ajudar nesse trabalho, com recursos que vão desde anúncios em revistas até em redes sociais.

4. Destaque seu projeto pedagógico

Um dos elementos que mais diferenciam o valor de uma instituição de ensino é o projeto pedagógico. Essa é uma forma de mostrar como sua escola pode agregar valor aos alunos e se destacar em meio a tantas outras ofertas semelhantes que possam existir em seu mercado.

Nem todo mundo tem o mesmo conhecimento sobre educação que você e sua equipe, então é importante apresentar seu projeto pedagógico de maneira objetiva e acessível. Use as peças de divulgação planejadas no passo anterior para dar destaque a esse aspecto da sua instituição de ensino.

5. Crie um programa de indicação

Quem já está matriculado em sua escola pode oferecer um grande impulso à sua campanha de matrículas. Basta desenvolver um programa de indicações que seja motivador e eficaz, além de divulgá-lo amplamente em sua instituição de ensino.

O modelo é bastante simples de replicar. Basta oferecer algum benefício aos seus alunos para que recomendem a sua escola. No ato da matrícula, você pode premiá-los de alguma forma, o que incentiva novas recomendações.

6. Tenha flexibilidade para negociar

Uma campanha de matrículas pode ser muito mais eficaz se você tiver mais flexibilidade na etapa da negociação que vem depois de conquistar a preferência de um aluno. Nesse momento, podem surgir alguns entraves e objeções capazes de comprometer os seus resultados. No entanto, nem sempre eles precisam ser um impeditivo.

Por exemplo, se um potencial aluno tem reservas em relação ao valor da matrícula, pode ser vantajoso oferecer condições especiais de pagamento a ele. Você também pode trazer descontos para viabilizar essa e outras matrículas em sua estratégia.

7. Não se esqueça da fidelização

Um aspecto muito importante de uma campanha de matrículas envolve se preocupar em garantir que os alunos captados por ela permaneçam em sua instituição de ensino. Essa fidelização proporcionará resultados cada vez mais positivos para você.

Essa estratégia se dá de diversas formas, desde proporcionar um ensino de qualidade até oferecer as condições que os alunos precisam para ter uma experiência positiva em sua escola. Para isso, é fundamental ter um canal aberto para ouvi-los e implementar soluções focadas em atender às suas reivindicações.

Saber como montar uma campanha de matrículas é um passo muito importante para o sucesso da sua escola. No entanto, depois dele vem etapas tão essenciais quanto: implementar suas ideias e acompanhar seus resultados para comprovar a eficácia delas. Mantenha-se sempre nesse ciclo de melhoria contínua para que a sua instituição de ensino cresça cada vez mais.

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