Montar uma apresentação sem dar uma atenção mais do que especial ao design se torna cada vez menos possível dentro do marketing digital. Além do conteúdo, a forma como se dispõe visualmente essas informações é tão importante quanto. Como um cartão de visita, é fundamental elaborar uma identidade visual marcante.
No entanto, dentro do processo de design de apresentações não é só a beleza que conta, outras características se mostram relevantes na mesma proporção.
Conheça quais são os quesitos básicos para uma apresentação memorável com as 6 dicas que separamos:
Tenha uma identidade visual
De um modo geral, a maioria das empresas já apresentam uma identidade visual estabelecida, como na logo da marca, a escolha das cores ou no layout do site ou blog, por exemplo.
Construir o design de apresentações, quando já se tem definido essa identidade, se torna mais fácil e não é indicado que se fuja disso. Não significa que a empresa não possa inovar ou ser criativa, isso é fundamental, mas a identidade visual é uma forma de comunicação, como uma linguagem visual.
Se a sua empresa sempre utilizou uma identidade específica e no design de apresentações se define que irá para uma linha totalmente diferente, a mensagem pode chegar de forma diferente, pois se abre espaço para diferentes interpretações.
Além do mais, essa mudança pode ter um peso negativo, pois a ideia da identidade visual é justamente fazer com o que o público reconheça sua empresa, ou seja, não é recomendado que sua marca seja uma metamorfose ambulante.
Seja cativante e inspirador
As empresas podem elaborar uma apresentação com inúmeras finalidades, como o lançamento de campanhas, produtos, peças publicitárias, novos projetos, para convencer clientes e muitos outros objetivos.
No entanto, independente da intenção da apresentação, é importante buscar ser cativante e inspirador. Planejar uma boa apresentação trará mais engajamento, despertará a curiosidade do público e pode ajudar a prospectar clientes.
Elabore o design de apresentação de acordo com o público
Conhecendo bem o seu público-alvo fica mais fácil de elaborar um design de apresentação adequado. Na hora de decidir o formato, a linguagem e definir todos os aspectos criativos é preciso levar em conta esse perfil, para que a mensagem seja assertiva.
Tenha cuidado com exageros
Tenha cuidado para não criar uma poluição visual ao tentar deixar o design de apresentações mais bonito. Na maioria dos casos, vale a premissa de que menos é mais. Atente-se a organização das ideias, das cores, das fontes e não coloque muita informação em uma tela. Além disso, dentro do planejamento, leve em consideração que será necessária uma boa diagramação, para deixar as imagens e textos alinhados e que fique fácil e acessível para o seu público.
Utilize imagens
Dentro do design de apresentações, não exclua a possibilidade de usar imagens para complementar o conteúdo. Elas podem ajudar a deixar a mensagem mais atraente. Atente-se apenas ao fato de escolher boas imagens, com boas resoluções e que combinem com os os outros elementos.
Pense na mensagem e tenha um conteúdo de qualidade
Ter uma identidade visual marcante e ter peças bonitas e muito bem elaboradas é fundamental, mas é importante não deixar de lado a mensagem que será transmitida.
Além do design, as apresentações devem ter algumas características-chave para serem cativantes e capazes de emocionar o público, para isso é fundamental que se tenha uma boa lógica narrativa, que seja objetivo, convincente e dinâmico, para não ficar cansativa.