Deprecated: A função noindex está obsoleta desde a versão 5.7.0! Em vez disso, use wp_robots_noindex(). in /home/f10/blog/wp-includes/functions.php on line 6031
Portal F10 Software

Como a tecnologia ajuda na gestão de franquias educacionais

O mercado de franquias brasileiro cresceu 14,3% em faturamento em 2022 em relação ao ano anterior, e o volume de unidades franqueadas teve aumento de 7,8%, segundo relatório anual da Associação Brasileira de Franchising (ABF). Entre os setores econômicos, o segmento de serviços educacionais cresceu 13,2% em 2022 em relação a 2021. 

E com o mercado aquecido, a projeção é que 2023 encerre com crescimento entre 9,5% e 12% no faturamento e de 10% nas unidades franqueadas, segundo a ABF. Mas, apesar do bom desempenho, a gestão de franquias não é uma tarefa fácil e requer muita atenção dos administradores, independentemente da área de atuação.

Na educação, especificamente, manter o padrão de qualidade do ensino oferecido é uma das principais preocupações das franqueadoras, mas não deve ser o único. É preciso planejar e executar a padronização de todos os departamentos das unidades franqueadas e, neste ponto, as soluções tecnológicas podem ser grandes aliadas. Veja em quais atividades os recursos tecnológicos podem ser aplicados:

Marketing e vendas

Um dos caminhos para aumentar a performance do departamento comercial das unidades franqueadas é utilizar uma metodologia de vendas, que possa ser aplicada em todas as unidades de ensino. Assim a sua marca estará sendo divulgada da mesma maneira em todas as unidades, bem como a jornada de compra do cliente e os canais de vendas, que serão os mesmos, para qualquer franquia.

Financeiro

O uso de softwares de gestão financeira além de facilitar o dia a dia do departamento, com emissão de notas fiscais e de cobrança automatizados, permite um monitoramento em tempo real do fluxo de caixa e uma maior assertividade na contabilidade da instituição de ensino. 

Secretaria

A tecnologia é uma grande aliada na organização dos documentos e processamento de dados relacionados ao desempenho acadêmico dos estudantes. Fornecer aos alunos a possibilidade de protocolar requerimentos online e fornecer documentos acadêmicos com certificação digital é sem dúvidas uma das principais vantagens das ferramentas tecnológicas aplicadas à educação.

Pedagógico

Aplicativos que permitem o desenvolvimento de planos de aula, diários de classe e outras demandas pedagógicas de modo digitalizado são ótimos para que os professores e coordenadores consigam acompanhar o desenvolvimento escolar de forma síncrona. Para as franquias, é uma maneira também de monitorar o desenvolvimento das atividades pedagógicas.

Material didático e Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Assim como ocorre com o material didático, os conteúdos de multimídia e as plataformas de ensino online (ou ambientes virtuais de aprendizagem – AVA) de uma rede de franquia educacional deve ser padronizada, com o mesmo design e recursos tecnológicos em todas as unidades. Assim, o aluno terá acesso ao mesmo material independentemente do polo em que estiver matriculado. Isso fortalece a marca e demonstra o comprometimento da rede com a qualidade do ensino.

Comunicação

Outra área que requer bastante atenção dos gestores educacionais é a comunicação com a comunidade escolar e, neste ponto, muitas tecnologias podem ser empregadas para melhorar o fluxo das informações. A padronização dos canais de atendimento e da comunicação com os diferentes stakeholders é um dos pontos mais importantes para o sucesso das franquias e fidelização dos clientes.

Conclusão

Como se percebe, assim como ocorre nas demais áreas econômicas, na educação as diferentes ferramentas tecnológicas disponíveis no mercado atendem às necessidades de praticamente todos os departamentos das instituições. Para as redes de franquias educacionais, contar com as soluções de tecnologia pode ajudar na padronização dos processos internos e na manutenção da qualidade de ensino. Na F10 desenvolvemos uma série de soluções para otimizar a gestão escolar e que podem ser replicadas nas unidades franqueadas.