A atuação estratégica de uma escola é como a de qualquer outro tipo de empresa: é preciso clareza nos objetivos e nas ações planejadas para alcançá-los. No entanto, isso nem sempre é possível sem uma metodologia sólida.
Você pode ter muito sucesso ao usar o ciclo PDCA na escola para alcançar essas metas. Trata-se de um modelo cíclico cujo intuito é permitir que você obtenha os diagnósticos que precisa a partir dos seus resultados e, assim, consiga elaborar as ações certas para atingir seus propósitos.
A sigla significa planejar (plan), fazer (do), verificar (check) e agir (act). São quatro etapas a serem seguidas para identificar seus objetivos e ações, implementá-las, checar se obteve sucesso e agir em função desses resultados.
Quer saber mais? Então, confira a seguir os detalhes sobre cada uma das etapas do ciclo PDCA na escola.
Planejar (Plan)
A primeira etapa envolve buscar problemas que necessitem de solução em sua instituição de ensino e elaborar planos capazes de resolvê-los. Por exemplo, você pode querer aumentar sua taxa de retenção de alunos ou diminuir a evasão deles.
É um exercício que envolve olhar para a frente e considerar o que sua instituição de ensino entende como a própria missão e os caminhos que deve percorrer para concretizá-la. Seu plano precisa ser fundamentado na realidade, utilizando as ferramentas que você tem à sua disposição.
Fazer (Do)
Tendo seus objetivos e planos bem definidos, o próximo passo envolve colocar essas ideias em prática.
Para ter sucesso nessa etapa, um aspecto muito importante envolve incluir as pessoas certas do seu time na execução do seu planejamento. É necessário considerar as forças individuais do seu time e garantir excelência em cada etapa.
Verificar (Check)
Para ter certeza de que seus planos realmente geraram os resultados almejados, você precisa da etapa de verificação.
Essa é a hora de considerar seus objetivos e mensurar seus indicadores de sucesso. Veja se você obteve os resultados que estava esperando. Sejam eles positivos, sejam negativos, essa informação será valiosa para o próximo estágio.
Agir (Act)
A partir dos resultados que você obteve em sua implementação, é a hora de agir em função do quão positivos ou negativos eles foram.
Você conseguiu atingir seus objetivos? Ótimo, certifique-se de compartilhar o aprendizado gerado e documentar sua ação para que possa ser replicada e utilizada como referência no futuro.
Não bateu as metas propostas? Então, você deve refletir sobre o que pode ser mudado em uma nova implementação. Agora é a hora de reiniciar o ciclo com uma nova abordagem que possa trazer resultados positivos.
Por ter uma natureza cíclica, usar o ciclo PDCA na escola é bastante positivo já que estimula o aprendizado com ações que não geram os resultados esperados e contribui para ideias cada vez melhores. Agora que você já conhece esse método, está na hora de testá-lo em sua instituição de ensino. Aproveite as informações deste artigo para garantir mais excelência em sua atuação.
Restou alguma dúvida sobre como usar o ciclo PDCA na escola? Então, deixe um comentário com sua pergunta.